<-- VOLTAR 



CONTACTO:

Ines Thomas Almeida
Berliner Allee 132
13088 Berlin
Alemanha

Tel. 0049 (0) 176 76787574

Email: info@inesthomasalmeida.com

Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida cresceu em Portugal como bilingue e com dupla nacionalidade. Concluíu o curso de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa na classe da Professora Luiza Gama Santos. Seguidamente frequentou o curso de canto na Universidade de Évora. Obteve em dois anos consecutivos a bolsa de mérito desta Universidade, concedida aos melhores alunos de cada curso.

2003 – 2008 Curso Superior de Canto na Escola Superior de Música e Teatro de Rostock (Alemanha), na classe do Prof. Klaus Häger (Ópera de Berlim). No Estúdio de Ópera de Rostock cantou os papéis de Orfeo (“Orfeo ed Euridice”, de Ch. W. Gluck), Orsola (“Il Campiello”, de E. Wolf-Ferrari), Orlosfky (“Die Fledermaus”, de J. Strauß) e Zia Principessa (“Suor Angelica”, de G. Puccini). Para além disso foi solista em inúmeros concertos e oratórias.

Participou em Masterclasses com Krisztina Laki, Jill Feldman, Gillah Yaron, Claudia Eder, Norman Shetler, Hanna Schwarz e Teresa Berganza.

Contratações em Berlim como Mercedès (Carmen, de G. Bizet) e em Rheinsberg (Die Weisse Dame, de F. Boeildieu). Em 2009 apresentou um recital a solo no Palácio Foz de Lisboa, a convite da Embaixada da República Dominicana em Portugal, com a presença do corpo diplomático.

Vencedora do Concurso Internacional de Canto Schloss Rheinsberg 2008. Como tal, apresentou-se em numerosas produções de ópera e concertos do Festival Schloss Rheinsberg.

Bolseira da Fundação Para Novos Talentos Yehudi Menuhin Live Music Now (2003-2008) e do Ministério da Educação Português (2002-2003).

Em 2010, é Co-Encenadora da ópera “Carmen” de G. Bizet, no Festival de Ópera de Gut Immling (juntamente com Tassilo Tesche).  É assistente de Encenação nas produções “22,13” de Marc Andre, no Radialsystem Berlin (encenação: Cornelia Heger), “Der Sonne entgegen” de Lucia Ronchetti, no Festival de Música Contemporânea de Berlim MaerzMusik (encenação: Michael von zur Mühlen),  e em "Os Contos de Hoffmann” de J. Offenbach, no Teatro Hebbel am Ufer de Berlim (encenação: Florian Lutz).

Coreógrafa da ópera “Carmen” no Festival de Ópera Gut Immmling 2010 e Directora de Cena no Festival de Ópera Kammeroper Schloss Rheinsberg. Para além disso, é directora de produção de vários projectos de ópera contemporânea em Berlim.